Resumo de psicologia
Para quem está iniciando seus estudos em psicologia, ou em história da psicologia recomendo veemente a leitura do livro: Raízes da Psicologia, de Izabel Ribeiro Freire, do qual extrairemos nosso estudo de hoje.
Como disse no post anterior aqui vamos estudar sobre os diferentes pensamentos dentro da Psicologia, mas para isso devemos começar com os ancestrais do pensamento psicológico, onde se deu a origem de tudo.
Como já disse, a psicologia surge como parte da filosofia, mas para entendê-la melhor, devemos entender também o pensamento dos filósofos e seus respectivos contextos históricos.
Então, vamos lá!
Houve um período Chamado Período Cosmológico, onde a preocupação dos filósofos era de entender e explicar o cosmo (universo em seu conjunto total, do micro ao macro), ou seja, os filósofos estavam em busca da origem de tudo, que neste período era explicado pelos mitos.
Assim o primeiro pressuposto dos filósofos foi que o universo era composto de partes, ou misturas de elementos simples, assim deveriam encontrar os elementos que compunham, dessa forma só conseguiriam conhecer ao mundo, quando achassem o elemento mais simples que o compunha. Para eles também, existia uma força geradora de tudo, planetas, animais homens etc. E foi assim que surgiu o elementismo (atomismo ou monismo), pois os filósofos queriam reduzir o cosmo ao seu elemento mais simples.
Existem 5 grandes Filósofos do período cosmológico, e veremos a baixo o pensamento de cada um, e onde este pensamento influenciou as correntes psicológicas.
Tales de Mileto
Foi o primeiro filósofo considerado do período cosmológico. Tales buscou o elemento mais estável que compunha o universo, pois esta seria a substância fundamental. Para ele tudo havia surgido da água, pois ela nutre os seres vivos e compõe a maior parte do planeta. Por considerar a água elemento vital, que gera vida Tales foi considerado elementista.
Heráclito de Éfeso