protese total
E.T.E. PHILADELPHO GOUVEA NETTO
Osso:
Maxilar : É um osso que compõe o terço inferior da face, responsável juntamente com outros ossos, pelo suporte facial. É nele que estão dispostos os dentes naturais superiores e a cavidade nasal, responsável pela respiração e a cavidade orbital. É a área limítrofe superior da cavidade oral, formando o palato (céu da boca), que é responsável pelo limite posterior da cavidade oral e da prótese total. É composta por um corpo e quatro processos:
a) Processo Frontal : processo que vai se ligar ao osso frontal.
b) Processo Alveolar: no qual estão os alvéolos dentais.
c) Processo Palatino: processo no qual vai se ligar ao osso palatino.
d) Processo Zigomático: processo no qual se liga ao osso zigomático ou malar.
O processo alveolar onde estão os dentes, têm algumas características, onde o osso contorna as raízes dentais e onde temos o pilar canino (área de suporte facial) e estas áreas são chamadas de bossas(saliências) e fossas( depressões ósseas) . Dentro do corpo da maxila temos uma região oca chamada seio maxilar, onde algumas pontas de raízes dos dentes superiores se alojam, dependendo do tamanho do seio (e é onde ocorre um dos tipos de sinusite). Na região posterior da maxila temos uma área importante chamada de túber da maxila ou tuberosidade maxilar, onde se encontra o sulco hamular, responsável pelo limite posterior da área chamada superior. O corpo da maxila contém quatro faces:
a) Uma posterior - tuberosidade maxilar
b) Uma anterior - limitada pelo processo alveolar anterior e espinha nasal anterior.
c) Uma lateral - face externa.
d) Uma medial - face interna ou nasal. É um osso estático (sem movimentação), mas de grande importância para a composição facial e suas funções. Por ela passam inúmeros vasos e nervos responsáveis pela irrigação e inervação da face. Nervo principal responsável:
Alveolar superior Posterior Médio Anterior
Outras estruturas