Prótese total
Próteses totais, popularmente conhecida como dentaduras, são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estática, fonética e mastigatória.
Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las, e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas aquelas de alguns anos atrás.
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua. As próteses são feitas sob medida em um protótico, a partir de moldes tirados da boca do paciente. 2. TIPOS DE PRÓTESE TOTAL
Prótese Total Definitiva: A prótese total convencional é colocada na boca depois que os dentes permanentes forem extraídos e os tecidos estiverem cicatrizados. A cicatrização pode demorar vários meses durante os quais o paciente poderá ficar sem dentes.
Prótese Total Imediata: A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes permanentes. As medidas são tiradas e é feita as moldagens dos ossos maxilares durante a consulta. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.
As próteses Totais podem ser: * Muco suportada: Dentadura apoiada direto na gengiva.São suportadas apenas pelos tecidos moles (membrana mucosa) e estrutura óssea. * Muco Implanto Suportada ( overdenture): Dentadura apoiada em gengiva porém fixada em pinos de implante.
3. IMPLANTE
São raízes artificiais de titânio introduzidas cirurgicamente nas regiões desdentadas, e sobre eles, são instalados dentes artificiais