Pedagogia
Burguesia: “Individuo de classe média” classe do capitalista moderno, proprietários dos meios de produção social quem empregam o trabalho assalariado.
Proletários: “Homem pobre que vive do seu salário” classe de assalariado moderno que, não tendo meios próprios de produção são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviverem.
A história de toda sociedade existente até hoje tem sido as lutas de classes, desde muito tempo praticamente toda parte uma divisão da sociedade em diferentes classes.
A indústria moderna estabeleceu o mercado mundial nisso o mercado deu um imenso desenvolvimento ao comércio, navegação e a comunicação, na mesma proporção a burguesia desenvolvia e aumenta seu capital.
Vemos portanto que a própria burguesia é produto de um longo curso, de uma série de revoluções nos modos de produção e troca.
2 PROLETÁRIOS E COMUNISTAS
Proletários: Homem pobre que vive do seu salário.
Comunistas: Que luta por algum partido.
Os comunistas não formam um partido á parte, oposto aos partidos operários;
Não tem interesses diferentes daqueles do proletariado em geral;
Não formulam quaisquer princípios particulares a fim de modelar o movimento proletário
Ser capitalista significa ocupar não somente uma posição pessoal na produção, mas também uma posição social. O capital, portanto é um produto coletivo e só pode ser posto em movimento pelos esforços combinados de muitos membros da sociedade ou, em última instância, pelos esforços combinados de todos os seus membros.
3 LITERATURA SOCIALISTA E COMUNISTA
Literatura: Arte de compor escritas, o conjunto de obras de determinado assunto.
Socialista: Divulga uma sociedade sem classe.
Comunista: Que luta por algum partido.
Aristocracia da França e da Inglaterra tenderam a escrever libelos contra a moderna sociedade burguesa. Na revolução Francesa de julho de 1830 e no movimento reformador inglês, essas aristocracias sucumbiram diante dessa arrivista odiosa. A partir dá uma