Prótese total
Josiane
Monografia
Prótese Total
Curitiba
2011
Josiane Monteiro de Moraes
Confecção de uma Prótese total
Monografia apresentada junto ao
Curso Técnico em Prótese Dentária do
Instituto Federal do Paraná.
Professor: David
Curitiba
2011
Este trabalho tem como objetivo relatar a confecção passo a passo de uma Prótese Total e também as dificuldades que surgiram no decorrer da montagem.
Primeiramente utiliza um modelo em gesso já confeccionado, já delimitado a área chapeavel com o lápis copy, devidamente isolado. Utiliza-se um pote de vidro com tampa para resina acrílica autopolimerizavel e instrumental tipo lecron. A resina é manipulada e deixada no pote até que atinja a fase de trabalho. Após ter tingido a fase plástica utiliza-se a resina para fabricar a base de prova, que depois de pronta é preparada, retira-se os excessos de material das bordas, utilizando o motor e por fim lixada.
Para a confecção do rolete de cera utiliza cera 7, em seguida coloca na base de prova para fazer a marcação das linhas de referência ( linha do sorriso, linha mediana e linha dos caninos).
Após as marcações e a escolha correta dos dentes artificiais, iniciou a montagem dos dentes. A montagem dos dentes é a colocação dos dentes artificiais na base de prova, a qual deve respeitar fatores fisiológicos, anatômicos, estético e fonético, em função do trabalho ter por finalidade, devolver ao paciente condições psicológicas e físicas adequadas para conseguir uma sociabilidade que por ventura não possui. A falta dos dentes ou prótese mal confeccionadas tornava o paciente inibido, não se relacionando de forma espontânea com as pessoas.
A montagem inicia-se pelos dentes superiores anteriores esquerdos, devem ser orientados pelo plano de cera inferior, a face vestibular dos dentes devem corresponder a face vestibular do rolete de cera. Retirou-se a cera do plano a partir da linha mediana até a linha do canino, e assim vai se encaixando