Proteinas
Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva Paulista, 25 de Outubro de 2014 Alunos: Ana Marilia, Arthur Pedrosa, Kelly Xavier, Maria Luiza, Matheus Henrique Cabral, Pedro Amorim e Yago Toscano Professor: Paulo Turma: 3º A – Integral
Introdução
O trabalho apresentado no laboratório de química, no dia 25 de outubro. O tema proposto pelo grupo foi proteínas e aminoácidos. Proteínas são macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções no organismo, como a replicação de ADN, a resposta a estímulos e o transporte de moléculas. Muitas proteínas são enzimas que catalisam reações bioquímicas vitais para o metabolismo. Aminoácidos são compostos quaternários de carbono (C), hidrogénio (H), oxigénio (O) e nitrogénio (N) - também chamado de azoto em Portugal- às vezes contêm enxofre (S), como a cisteína. A estrutura geral dos aminoácidos envolve um grupo amina e um grupo carbóxilo, ambos ligados ao carbono α (o primeiro depois do grupo carbóxilo).
Desenvolvimento
Proteínas
As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica).
Desempenha diversas funções no organismo, sendo: estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva e de transporte citoplasmático.
Dependendo da capacidade metabólica, alguns seres vivos, como por exemplo, os vegetais (seres autotróficos),