Multiculturalismo
As aulas sobre o Multiculturalismo estão sendo esclarecedoras, e especialmente as aulas 09 e 10 abordam alguns aspectos que gostaria de explanar o que entendi antes de falar sobre as ações que eu implantaria na instituição escolar.
Nas duas aulas citadas acima, aprendi que a Educação que ultrapassa os preconceitos e nos ensina a conviver seria de máxima importância, pois a escola tem que reconhecer que grande parte dos alunos não se enquadra nos parâmetros pré-determinados por uma concepção universalista. Sendo assim, o currículo escolar não atende as diferenças culturais, sociais e raciais. Por isso, aqueles que não se identificam, sentem-se marginalizados, desrespeitado e excluídos.
Uma reorganização Pedagógica incorporada à perspectiva multicultural seria uma proposta que viabilizaria a pulverização do preconceito.
O Brasil é a casa das mais diversas culturas, por isso a Escola precisa acolher essas diferenças, construindo assim um novo cenário social. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) solicita atendimento às necessidades singulares dos alunos. O respeito à diferença é imprescindível, e por isso a escola deve ser o espaço destinado ao conhecimento, portanto, um lugar onde há igualdade, afinal, todos estão nesse lugar para obter conhecimento.
Uma das ações que implantaria em uma instituição escolar tem haver com um projeto de reciclagem que assisti recentemente em um noticiário. Após a conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem, um grupo de professores encabeçou uma campanha em um colégio onde os alunos ajudavam a arrecadar latinhas de alumínio. Com o dinheiro que conquistariam com a venda desse material, compraram uma cadeira de rodas para presentear um deficiente físico. Foi emocionante ver essa reportagem, pois os alunos identificaram diversos deficientes que necessitavam da cadeira e não sabiam a qual presentear. Após escolherem uma das pessoas um empresário que tomou conhecimento