proteinas nas celulas
As proteínas são moléculas feitas de seqüência de aminoácidos ligados através de ligações peptídicas. O código genético traduz para 20 aminoácidos diferentes que compõe as proteínas. Por isso existem inúmeras combinações entre aminoácidos para se formar uma cadeia polipeptídica e esta é a razão para a diversidade de proteínas dos seres vivos.
Qual a importância das proteínas para os seres vivos?
As proteínas têm papel fundamental em praticamente todos os processos biológicos. Devido a sua diversidade, as proteínas podem assumir muitas configurações moleculares e desta forma ter participação em variados processos em células e tecidos.
Algumas funções de proteínas extremamente importantes são: estrutural (proteínas de membrana celular, proteínas do citoesqueleto, proteínas de tecido conectivo), enzimático (quase todas as enzimas são proteínas), reserva energética (proteínas podem ser degradadas em acetil CoA para o ciclo de Krebs), regulação osmótica (ex.: albumina), transporte (canais de membrana, pigmentos respiratórios), proteção imune (anticorpos), movimento (proteínas contráteis), integração do sistema endócrino (hormônios de proteínas) e informativa (receptores de membrana, sinalizadores intracelulares). Ainda existem diversas proteínas as quais não se sabem a sua função ainda.
Funções das proteínas na membrana plasmática As proteínas da membrana plasmática exercem grandes variedades de funções: atuam preferencialmente nos mecanismos de transporte, organizando verdadeiros túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, favorecem a adesão de células adjacentes em um tecido, servem como ponto de ancoragem para o citoesqueleto.
Proteínas de adesão: em células adjacentes, as proteínas da membrana podem aderir umas às outras.
Proteínas que facilitam o transporte de