abordagem humanista Carl Roger
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância
Curso de Licenciatura em Geografia
Aluna: Claudia Cesarino
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento
Descreva o papel do professor na abordagem humanista. Carl Rogers
R: A abordagem humanística tem como característica principal o ensino centrado no aluno. O aluno deve querer aprender o que o professor pretende ensinar a aprendizagem fica mais fácil quando o aluno participa de forma responsável e ativa do processo.
Na abordagem humanística a escola deve respeitar as crianças e oferecer condições para elas se desenvolverem e possibilitar a sua autonomia.
A abordagem humanista é o aluno o principal elaborador do conhecimento humano, e não professor. O professor e simplesmente um mediador da aprendizagem ele não transmite conteúdo, apenas da assistência para que o aluno aprenda, o professor tem a função de auxiliar o aluno, criando condições mais propícias ao aprendizado, que tem como foco central da aprendizagem a auto realização onde o aluno e o principal meio de desenvolver seu conhecimento, o professor fica sendo como mero auxiliador.
O conhecimento deve vir do aluno para isso e necessário que o professor crie condições para que isso aconteça.
Professor – Aluno
O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhe a solução, fazendo desafios cabe ao professor evitar rotina, fixação de respostas, hábitos, compartilhando experiências, pesquisas afim de que o aluno se sinta seguro.
O professor deve dar orientação necessária para que os objetos sejam explanados pelos alunos, sem jamais oferece- lhes as soluções pronta.
Ao aluno cabe o papel essencialmente ativo, em suas atividades básicas entre outras deverão consistir em, observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, compor, argumentar, etc..
O ser humano tem capacidade para se desenvolver tem curiosidade