Citoesqueleto
Composição e estrutura
O citoesqueleto é composto por proteínas de polímeros biológicos, por vezes referidas como fibras dadas as suas grandes dimensões, ao nível celular.
Eles são classificados em três categorias:
Os filamentos de actina formados proteína actina (de que existem diferentes tipos). Há também estes filamentos em grandes quantidades nas fibras musculares . Cujo diâmetro é de cerca de 7-8 nm e persistência de comprimento de cerca de 17 micra. É, portanto, filamentos bastante flexíveis. Eles são orientados, devido à assimetria da actina montagem e seus monómeros helicoidais: uma extremidade (+) pode polimerizar muito mais rápido do que o outro (-). Falamos de filamentos polarizadas. A actina é associado com outras proteínas (cross-linking) e como Filamin fodrin, fazendo com que a rede tridimensional. O resultado destas associações está a aumentar a viscosidade do citosol.
Os filamentos intermédios. Estes são os elementos do citoesqueleto menos dinâmicos, mas seu estudo está crescendo rapidamente. Eles são muito importantes para a estrutura do núcleo à medida que são mais resistentes. Eles não são polarizados. Eles permitem a ancoragem de organelas. Eles têm um tamanho intermediário entre microfilamentos de actina e microtúbulos. Eles são encontrados em todas as células eucarióticas, mas para alguns, só é encontrado em vertebrados.
Existem:
Os filamentos de queratina, que são caracterizadas por muitas pontes dissulfeto são encontradas nas células epidérmicas de vertebrados, o cabelo, as unhas ...
Os filamentos desmina encontradas nas células do músculo liso, músculo estriado e no músculo cardíaco a lâmina nuclear presente no aplicada contra a membrana interna do núcleo de núcleo é uma camada de proteínas fibrilares que as proteínas são laminadas.
Os microtúbulos são os componentes mais rígidos do citoesqueleto. O seu comprimento é, de fato, a persistência vários milímetros, o que excede largamente a escala da