Protagonismo Juvenil
A entrada de jovens no mercado de trabalho e a grande pressão para a adesão a uma faculdade durante essa faixa etária faz com que os considerados ‘adolescentes’ se tornem adultos muito cedo.
Antigamente, ser jovens era ajudar os pais nos afazeres de casa e brincar na rua. Hoje em dia, por conta da violência e a pressão de se tornar alguém os estudo se tornaram mais importantes que a necessidade de ser criança. Outrora, aqueles que entravam na creche aos três anos para brincar de massinha, hoje já não sabem mais o que é a hora da soneca. Crescer, ser inteligente, passar para uma faculdade federal e ganhar dinheiro se tornou mais importante do que o real papel do jovem com a sociedade: ser feliz.
Hoje em dia, poucos são os jovens que conseguem participar de grupos destinados a coisas diferentes de obrigações. Com exceção dos garotos, que não importa quantos séculos passem jogar futebol nunca sairá das suas agendas. Mas grande parte dessa faixa etária está nas academias tentando manter a estética para a sociedade, nos cursos buscando ser o mais esperto ou em casa, no computador sendo criticado. O único papel do jovem, nos dias de hoje, tem sido ser o que a sociedade espera dele, um futuro formando. Quando na verdade, essa mesma sociedade quem deveria dizer ao jovem a importância de ser criança.
É claro, que como sempre às exceções, como os grupos de crisma que conseguem promover festas e eventos entre si para manter um pouco da sua infância vida. Ou pequenos grupos de escola quando conseguem fazer algo diferente do que ir a cinemas e shoppings. A juventude faz parte da infância, algo que na atualidade foi privado ao jovem, obrigando o a crescer.
Mas apesar do adolescente ter crescido como cidadão exigindo seu direito em estágios e empregos, participando de manifestações e passeatas. Não é assim que deveria ser. Sei que uma hora ou outra, terá que crescer. Se tornar um adulto e suas responsabilidades. Mas tudo se tornou tão