Protagonismo juvenil e desenvolvimento social
1JUSTIFICATIVA
Na área da infância e da juventude, observamos que a busca pelo atendimento prioritário e especializado para esse público tem legitimidade no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois mediante esse documento os poderes públicos e sociedade em geral começaram a despertar para a necessidade de proteção especial aos adolescentes considerando-os sujeitos de direitos, por estarem em condição peculiar de desenvolvimento.
Mesmo com esse aparato jurídico, muitos deles ainda estão submetidos à negação da infância e/ou adolescência, seja pela situação da pobreza, crise familiar ou pela violência doméstica, ocasionando uma série de conseqüências que geram insegurança quanto ao futuro das crianças e dos adolescentes que se encontram em situação de risco. Com a finalidade de minimizar esse quadro de vulnerabilidade presente no Brasil, precisamos buscar alternativas entre os poderes públicos, entidades privadas e sociedade civil com o intuito de ofertar oportunidades de aprendizado e de estímulo aos adolescentes na busca por uma melhor qualidade de vida.
Na intenção de melhorar os indicadores da juventude local, executamos o Projeto Despertar na cidade de Alto do Rodrigues/RN, seguimos primordialmente as diretrizes o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas também propomos nossas ações levando em consideração o contexto sócio-histórico do município e das experiências obtidas nos anos de atuação desse projeto social.
O município de Alto do Rodrigues/RN está localizado na Mesorregião Oeste Potiguar, inserido na Microrregião do Vale do Açu ficando a 246 km de distância da capital do Estado. Seus limites geográficos se encontram ao norte com os municípios de Carnaubais e Pendências; ao sul com o município de Afonso Bezerra; a leste com os municípios de Assu e Carnaubais e a oeste com a cidade de Pendências. Desmembrando-se do