Prospectiva Estratégica
1- Qual é o conceito de cenário (da prospectiva estratégica) e qual seria sua utilidade prática?
O cenário é o conjunto coerente formado pela descrição de uma situação futura e do caminho que permite passar da situação original à situação futura. Para Buarque (1993), cenário é uma configuração de imagens de futuro com base em jogos coerentes de hipóteses em relação às variáveis centrais do objeto de análise e de seu ambiente e estratégias e alianças dos atores.
O objetivo de se construir um cenário é poder escolher, entre a infinidade de combinações de hipóteses projetadas, um pequeno número, que apresenta o mais alto grau de coerência, de verossimilhança, e, acima de tudo, de interesse para esclarecer as decisões a tomar (Araújo, 1984) (ENSP/França, 1997).
2- Em que consiste a análise estrutural e qual é sua finalidade?
Quando desejamos explorar o elenco dos futuros possíveis, devemos identificar os elementos que serão fundamentais para o futuro da organização/situação estudada, os quais terão que ser hierarquizados por motivos operacionais. Devemos procurar saber sobre os fatores do ambiente externo e interno que teriam uma maior incidência sobre o futuro do domínio problemático delimitado.
O principal método de redução preconizado corresponde à Análise Estrutural que consiste em analisar, através de um quadro de dupla entrada, a influência que cada variável exerce sobre as outras, ponderada em termos de nenhuma (0), baixa (1), média (2) e alta (3) intensidade. O quadro da análise estrutural permite estabelecer a distinção entre variáveis internas e externas. Este tipo de análise possibilita detectar o grau de determinação e de dependência das variáveis entre si.
Assim, permite compreender melhor o sistema, assim como a relevância de cada uma das variáveis, de suas atuações e implicações. É importante destacar que essa classificação orientará a descrição do comportamento das variáveis durante a redação dos cenários (Marcial e Grumbach,