Cenários Prospectivos – como construir um futuro melhor
(Elaine Coutinho Marcial, Raul José dos Santos Grumbach)
Parte I – Introdução à prospectiva
Introdução a prospectiva
1. Evolução da visão prospectiva
2. Prospectiva e a definição de estratégias
Parte II – Cenários prospectivos
3. Características gerais dos cenários
4. Técnicas e métodos de elaboração de cenários
5. Elaboração de cenários – entrevistas
Parte III – Guia do usuário
6. Método prático descrito por Grumbach
7. A prospectiva e a administração (ou gestão estratégica)
PARTE I – INTRODUÇÃO À PROSPECTIVA
INTRODUÇÃO A PROSPECTIVA
Ao se analisar o contexto em que as organizações estão atualmente inseridas, verifica-se que fica cada vez mais difícil definir estratégias que garantam sua sobrevivência na nova sociedade globalizada, baseada na tecnologia e no conhecimento, e onde a competição aumenta e o volume de informações a serem monitoradas cresce exponencialmente.
Essas variáveis que caracterizam a nova sociedade do conhecimento e o novo ambiente competitivo geram uma incerteza ambiental muito grande.
O crescente processo de desregulamentação e a hipercompetição, que vem proporcionando uma série de fusões e aquisições, assim como a atuação de novos entrantes, principalmente ligadas ao crescimento da Internet e ao desenvolvimento de novas tecnologias da informação e da comunicação.
Esse ambiente turbulento e repleto de rupturas de tendência, que impedem a utilização dos modelos clássicos de previsão e projeções, está se revelando um campo propício para diversas críticas que desqualificaram os estudos ligados ao futuro.
Assim sendo, valeria a pena perder nosso tempo estudando o futuro? Por outro lado, se nossa sobrevivência depende-se da capacidade de planejar o futuro, como ficaríamos sem o estudo desse futuro.
Os estudos prospectivos não tem como objetivo prever o futuro e, sim, estudar as diversas possibilidades de futuros plauzíveis existentes e preparar as