Desenvolvimento De Cenários
RESUMO
No mundo globalizado onde as mudanças e exigências dos clientes são cada vez mais rápidas e os competidores cada vez mais ágeis. Desperta nos administradores a necessidade de se avaliar cenários futuros e na busca de apresentar imagens significativas de futuros prováveis em horizontes de tempos diversos onde os quais podem ser projetados modelos de suas organizações daqui há alguns anos. Surgiram os estudos de cenários prospectivos. O presente trabalho visa estudar essas metodologias, reunindo informações sobre as mesmas e descrevendo os principais conceitos relacionados ao assunto. As conclusões do trabalho indicam que as ferramentas utilizadas projetam formas de alterar o futuro da empresa, visando assegurar um posicionamento mais favorável da empresa no futuro e mesmo que nenhum dos cenários se aplique completamente a sua construção este estudo já terá contribuído como uma das melhores maneiras pela qual os gerentes podem criar suas estratégias.
Palavras chave:Cenários Prospectivos. Estratégia. Competitividade. Futuro.
1 – Introdução
O estudo de cenários como ferramenta de prospecção do futuro da ao administrador a possibilidade de ter modelos ou mapas mentais fora da sua caixa de tarefas de forma criativa, fazendo com que ele haja proativamente no presente para alcançar o sucesso no futuro.
Algumas definições apresentadas pelos principais autores, obedece a um fundamento básico – o futuro é múltiplo e incerto. Dentro deste pensamento destacamos os seguintes conceitos:
Construir e testar futuros alternativos como modelos mentais do presente e no final construir um cenário futuro desafiador e criativo, promovento o compartilhamento da visão empresarial, faz parte da visualização do futuro. SCHNEIDER( 2009 )
Segundo Michel Porter (2004 apud RINGLAND, 2006, p. 7), definiu cenários como: “Uma visão internamente consistente daquilo que o futuro poderá revelar-se, não uma previsão,mas um eventual resultado futuro”. Um bom conjunto