Tecnologias web no cenário de desenvolvimento de jogos
A evolução de navegadores, banda larga e linguagens para plataforma web desktop e mobile abriu novas possibilidades como desenvolvimento de aplicativos e jogos inteiramente disponíveis em versão web.
O mundo do HTML5 está em constante expansão e evolução, proporcionando a cada dia novas e melhores opções para abordar o desenvolvimento de software para web mobile e responsiva, abrindo opções como o desenvolvimento completo de interface para games com HTML5 em conjunto com CSS3 e desenvolvimento completo de lógica com JavaScript.
1.1 HTML
O HTML, Hypertext Markup Language, é uma linguagem que foi criada pelo pesquisador do CERN Tim Berners-Lee nos anos 90 com o propósito de tagear e organizar grandes arquivos web. (MCLAUGHLIN, 2011)
No começo o HTML era utilizado para conectar um documento a outro e não tanto sobre formatação. Esta ainda é a sua primeira e principal função, porém ao longo dos anos novas tags foram adicionadas.
Em Dezembro de 1997 o HTML 4 foi lançado e padronizado pelo W3C, trazendo 3 recomendações diferentes: Strict (elementos depreciados não são permitidos), Transitional (elementos depreciados são permitidos) e Frameset (basicamente elementos relacionados a frames são permitidos).
Apenas em Janeiro de 2008 o W3C publicou o primeiro rascunho do HTML5 e com a ajuda da comunidade web foi adicionando e removendo tags. Atualmente tanto o W3C quanto o WHATWG estão trabalhando em conjunto para a sua constante evolução.
1.2 HTML5
HTML5 é uma iteração do HTML4 com algumas novas ferramentas, algumas depreciadas ou removidas e algumas ferramentas existentes que tiverem comportamento alterado. (GASSTON, 2013)
Algumas novidades nesta versão são as tags de audio, video, canvas e svg. Estas tags possibilitam além de um código semanticamente correto uma maneira muito mais fácil e limpa de modificar, atualizar e manipular o conteúdo com o JavaScript. Em conjunto com o CSS3 para adicionar estilo, o HTML5 se torna puramente uma ferramenta