Proprioceptividade
Douro
Escola de Ciências da Vida e do Ambiente
Proprioceptividade
Departamento de Ciências do Desporto,
Exercício e Saúde
Licenciatura em Ciências do Desporto
2º ano, turma 2
Neurociências do Comportamento
Docentes: Maria Dolores Monteiro
Maria Leonor Rocha
Discente:
Índice
Introdução
Pág.2
Proprioceptividade
Pág.3
Treino Proprioceptivo
Pág.4
Treino Neuromuscular
Pág.5
Proposta Programa de Prevenção de Lesão(Ligamento Cruzado
Anterior)
Pág.6
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)
Pág.7
Curiosidades
Pág.8
Conclusão
Pág.9
Referências Bibliográficas
Pág.10
1
Introdução
No âmbito da unidade curricular Neurociências do Comportamento, no 2º ano, segundo semestre do curso de Ciências do Desporto foi proposto, como um dos métodos de avaliação teórica, aos alunos que elaborassem um trabalho com tema proposto, eu escolhi “Proprioceptividade”.
Elegi este tema, porque ao longo da minha carreira de atleta/treinadora sofri/sofrerei lesões e verei sofrer, para as prevenir esta é a melhor forma de o fazer, sendo que se baseia num treino instável, o que aumentaria o número de receptores proprioceptivos , fortalecendo desta forma o tendão ou o músculo.
O objetivo do trabalho é adquirir conhecimento sobre esta área e demonstrar o que é isto de proprioceptividade, além do treino que podemos exercer para melhorar capacidade proprioceptiva.
2
Proprioceptividade
A propriocepção é a aferência dada ao sistema nervoso central (SNC) pelos diversos tipos de receptores sensoriais presentes em várias estruturas.
Trata-se do input sensorial dos receptores dos fusos musculares, tendões e articulações para discriminar a posição e o movimento articular, inclusive a direção, a amplitude e a velocidade, bem como a tensão relativa sobre os tendões.(1,2,3) Muitos dos receptores proprioceptivos estão localizados dentro dos músculos, como é o caso