Trabalho AVC
Suas consequências geram danos físicos como plegias ou paresias, alterações sensórias, espasticidade, e quadros de depressão, ansiedade e agressividade, entre danos cognitivos (problema de memoria, fala e funções) e déficit perceptual.
Causas
AVEI (ISQUEMICO)
Oclusão ou falência dos Vasos para suprir o tecido Cerebral, ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
AVEH (HEMORRAGICO)
Sangramento do Vaso, Por extravasamento ocorre dentro do encéfalo ou entorno das estruturas do Sistema nervoso Central (SNC), tendo como causa a hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Classificado como Intraparenquimatoso (dentro dos hemisférios, tronco ou cerebelo) e Extraparenquimatoso( na superfície do cérebro causando hemorragia subaracnóidea)
Os Fatores de risco são classificados como modificáveis = hipertensão, diabetes, fumo, fibrilação atrial, outras doenças cardíacas, álcool, sedentarismo, processos inflamatórios e ataques isquêmicos transitórios. E os não modificáveis como = raça, sexo, idade, herança genética.
Os sinais que o paciente apresenta é dor de cabeça, nem sempre o paciente perde a consciência, há um desenvolvem-te rápido de sintomas de hemiparesia ou disfagia, onde a hemiplegia inicialmente é flácida.
Tratamento
Nos casos agudos (acamados)
Mudança de decúbito regulares e frequentes, manobras de higiene brônquica, utilizar das AVD ( Atividade de Vida Diária), para ganho de adm, alongar e posicionar os músculos e tecidos moles em posição alongada como MMSS= rotadores internos, adutores do ombro e flexores longos dos dedos e polegar. Em MMII