Propriedades periódicas
Palavras chaves: Elétrons. Fenolftaleína. Alcalinos. Alcalinos terrosos. Halogênio.
RESUMO
Foram realizados experimentos para se entender melhor as propriedades periódicas de alguns elementos químicos. Com a utilização da fenolftaleína na agua é possível saber oque acontece com a solução quando é inserido o sódio, o magnésio e o alumínio. Com a explicação do potencial de ionização é possível entender melhor as reações que ocorrem na obtenção do bromo e do iodo.
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROPRIEDADES REDUTORAS DOS METAIS
O raio atômico é uma das propriedades periódicas dos elementos químicos, e representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). Geralmente, o raio atômico cresce conforme aumenta o número de camadas e diminui com o aumento do número atômico. Assim, numa mesma família, o raio aumenta conforme o número atômico. E, no mesmo período, o raio diminui conforme o número atômico aumenta.
O raio atômico está ligado, também, à propriedade periódica de potencial de ionização. Pois, quanto maior essa propriedade, com maior força o núcleo atrai a eletrosfera deixando um raio menor.
De forma análoga, quanto maior o raio atômico, menor o potencial de ionização – já que a eletrosfera não é tão fortemente atraída pelo núcleo, o elétron na camada de valência pode ser removido com mais facilidade – pois, com menos força de atração sobre a eletrosfera, uma menor quantidade de energia é necessária para retira-lo.
Os metais alcalinos possuem propriedades semelhantes, por isso pertencem à mesma família ou grupo na Tabela. Apesar de serem sólidos à temperatura ambiente (o Césio e o Rubídio podem ser encontrados em dias muito quentes no estado líquido, em razão do seu baixo ponto de fusão, inferior a 40°C); eles são macios e podem até ser cortados com uma faca. Todos os alcalinos possuem apenas um elétron na sua camada de valência, tendo, portanto, a tendência de