definição do termo idoso
Há quem diga que a definição do termo idoso é velha outra adulta mais velha, apenas por ter chegado à idade de 60 anos esta faixa etária, são conhecidos como idosos ou enfermos. O processo de envelhecimento é caracterizado por uma degeneração gradual e progressiva dos órgãos, tecidos e metabolismo, acarretando enfraquecimento de muitas funções. Há também perca de energia e alterações na aparência e condições psicológicas sócias. Em relação aos fatores físicos ocorrem alterações em todos os órgãos e sistemas do organismo, prejudicando a sua função. Várias alterações relacionadas à idade surgem de forma sutil como:
Alterações fisiológicas do idoso
Diminuição da atividade cerebral que leva a diminuição de reflexos e sensibilidade diminui a capacidade intelectual com alterações na atenção.
Diminuição da estatura devido à compressão das vértebras e o achatamento dos discos inverteriam.
Apresenta perda de equilíbrio devido às mudanças motoras, os ombros se curvam, a cabeça se inclina para adiante, ocorre também flexão nos joelhos, os ossos tornam-se menos resistentes. As articulações se tornam mais frágeis, ocorre perda do tônus muscular, ocasionando atrofia muscular. Sendo o coração um órgão muscular, aumenta-se o volume, a frequência cardíaca diminui e diminui também o volume de sangue que o coração bombeia. Os pulmões também diminuem de tamanho e peso.
Alterações na pele – perde a capacidade de umidade, não retém líquido ficando seca e escamosa.
Cabelos e unhas frágeis – os cabelos ficam mais finos unhas ficam quebradiças e espessas.
Alterações funcionais que levam ao idoso a apresentar mudanças no funcionamento adequado do organismo causando vários transtornos
Alteração na visão – diminuição da adaptação claro/escuro, diminuição da noção de profundidade e diminuição da identificação de cores.
Alterações na