violencia domestica contra a pessoa idosa
Violence Against Aged People: a new issue?
Ana Paula R. Amadio Sanches
Psicóloga. Mestre em Saúde Pública.
Endereço: Av. Dr. Arnaldo 715, CEP 01246-904, São Paulo, SP, Brasil.
E-mail: apsanches@usp.br
Maria Lúcia Lebrão
Professora Titular do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Endereço: Av. Dr. Arnaldo 715, CEP 01246-904, São Paulo, SP, Brasil.
E-mail: mllebr@usp.br
Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
Professora Livre Docente do Departamento de Enfermagem MédicoCirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Endereço: Rua Alves Guimaraes, 461, apto 32, CEP 05410-000, São
Paulo, SP, Brasil.
E-mail: yedaenf@usp.br
90 Saúde Soc. São Paulo, v.17, n.3, p.90-100, 2008
Resumo
O envelhecimento da população mundial é um fato concreto e de conhecimento público. O Brasil inicia seu processo de transição demográfica seguindo o padrão mundial: o aumento do número de idosos com possibilidade de atingir elevadas faixas etárias, o que traz a necessidade de pesquisas nesse campo, devido à demanda apresentada por essa nova parcela da população. A questão da violência doméstica contra idosos tem se ampliado e sugere necessidade de maior campo de investigação nessa área, dado o risco suposto ao qual essa população mais idosa está submetida.
O objetivo deste artigo é verificar os estudos relacionados ao tema já realizados no Brasil e em diferentes países, com enfoque epidemiológico. O trabalho apresenta diversos pontos de abordagem da violência contra idosos, considerando questões relacionadas à cultura do envelhecimento, ações de políticas públicas, atuação de equipes de saúde, definição do termo abordado, aspectos legais e éticos da violência contra o idoso. Tal estudo permite ao pesquisador analisar os diferentes aspectos que envolvem a temática, demonstrando a necessidade de pesquisas específicas direcionadas ao tema.
Palavras-chave: