SA DE DO IDOSO
INTRODUÇÃO
Fragilidade é um termo utilizado por profissionais da gerontologia e geriatria para indicar a condição de pessoas idosas que apresentam alto risco de quedas, hospitalização, incapacidade, institucionalização e morte. Alguns grupos de pesquisadores tem se destacado em trabalhos de operacionalização de fragilidade em idosos, considerando o domínio físico, nutricional, cognitivo e sensorial para validar uma definição multidimensional em uma amostra de 574 pessoas idosas. No entanto, a expressão da fragilidade ultrapassa o domínio físico. A característica multidimensional da entidade é confirmada em diversos estudos que reconhecem a inter-relação dos fatores biomédicos e psicossociais na incidência ou não dessa condição de saúde nos idosos. Seguindo a recomendação desses autores, este estudo investigou as percepções de doze profissionais de saúde sobre duas definições de fragilidade nos idosos:
DEFINIÇÃO I
Síndrome clinica caracterizada por diminuição de reserva e pela resistência reduzida aos estressores , resultante de declínio cumulativo nos sistemas fisiológicos, imunológicos e músculo esquelético, causando vulnerabilidade as condições adversas.
DEFINIÇÃO II
Síndrome recorrente da interação de fatores biológicos , psicológicos, cognitivos e sociais ao longo do curso de vida, com potencial para prevenção identificação e tratamento dos sintomas.
MÉTODO Esta é uma pesquisa qualitativa, integrante de um estudo pioneiro no Brasil sobre fragilidade no envelhecimento intitulado definições de fragilidade em idosos: Uma abordagem multiprofissional.O Objetivo do estudo original foi definir fragilidade, investigando conceitos, definições, características, conseqüências e critérios segundo os profissionais de saúde .A pesquisa foi realizada no ambulatório de geriatria pertencente a um hospital universitario de uma instituição publica de ensino superior,que não será