A SA DE DO IDOSO
Integra ações de saúde do idoso na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade.
IDOSO Idoso é uma pessoa de idade avançada. A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idoso, todas as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
POLÍTICA DE SAÚDE DO IDOSO
É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada torna-se necessária alguma mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para população idosa. A promoção do envelhecimento saudável e a manutenção da máxima capacidade funcional do indivíduo que envelhece pelo maior tempo possível – foco central desta Política –, significa a valorização da autonomia ou autodeterminação e a preservação da independência física e mental do idoso. Tanto as doenças físicas quanto as mentais podem levar à dependência e, consequentemente, à perda da capacidade funcional. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), Portaria GM nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, define que a atenção à saúde dessa população terá como porta de entrada a Atenção Básica/Saúde da Família, tendo como referência a rede de serviços especializada de média e alta complexidade.
URSI – UNIDADE DE REFERÊNCIA DO IDOSO
Objetivo das URSI’s é garantir à promoção e atenção integral a saúde do idoso mais fragilizado no nível secundário de assistências do SUS, para que o idoso permaneça na comunidade durante maior tempo possível e com maior capacidade funcional atingível, obedecendo aos protocolos