PROPRIEDADES PERIÓDICAS
CURSO DE ENGENHARIA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Salvador, BA
2013.2
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Relatório apresentado à disciplina de Química Geral do curso de Engenharias da Universidade Salvador, como parte dos requisitos para obtenção de nota parcial.
Docente: Viviana Mateus
Salvador, BA
2013.2
RESUMO
Este relatório foi elaborado com base na 4ª prática “Propriedades periódicas”. A prática teve o intuito de analisar o caráter redutor dos elementos de um mesmo período, utilizando o sódio, o alumínio e o magnésio. Visava, também, analisar o caráter oxidante dos halogênios, utilizando o bromo e o iodo como exemplos. Após a realização dos experimentos foi comprovado o caráter eletropositivo dos metais e o caráter eletronegativo dos halogênios.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO x
2 PARTE EXPERIMENTAL x
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES x
4 CONCLUSÃO x
5 REFERÊNCIAS x
APÊNDICE x
1 INTRODUÇÃO
A Tabela Periódica, dividida em 7 períodos e 18 famílias, foi desenvolvida em 1869 por Dmitri Ivanovich Mendeleev, baseando-se em outros estudos feitos por John Dalton, Johann Döbereiner, Alexandre Chancourtois e John Newlandsum. Ao agregar o modelo de Mendeleev aos de Julius Meyer, Henry Moseley e Glenn Seaborg, surgiu a Tabela Periódica atual. Os elementos que fazem parte do mesmo período apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas; e os que fazem parte da mesma família apresentam propriedades físicas e químicas parecidas e mesma configuração eletrônica na última camada. As principais propriedades periódicas são: raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade e eletropositividade.
1.1 Raio Atômico
O raio atômico é a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa. Quanto maior o