enfermagem
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA OS SERVIÇOS DE LIMPEZA HOSPITALAR
1 – DO OBJETO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Prestação de Serviços de Limpeza Hospitalar, visando à obtenção de adequadas condições de salubridade e higiene em dependências médico-hospitalares, com a disponibilização de mão-de-obra qualificada, produtos saneantes domissanitários, materiais e equipamentos.
2 – DO ESCOPO DOS SERVIÇOS
A Limpeza Hospitalar consiste na limpeza e conservação dos ambientes e desinfecção de superfícies fixas, de forma a promover a remoção de sujidades visíveis; remoção, redução ou destruição de microorganismos patogênicos; controle de disseminação de contaminação biológica, química, etc., mediante aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo, nas superfícies das diversas áreas hospitalares, o que inclui tetos, pisos, paredes/divisórias, portas, janelas, mobiliários, equipamentos, instalações sanitárias, grades do ar condicionado e/ou exaustor, etc.
Os serviços serão executados em superfícies, tais como: pisos, paredes/divisórias, tetos, portas/visores, mobiliários, inclusive, camas, quando da saída dos pacientes e demais instalações.
3 – DO PRINCÍPIOS BÁSICOS DE LIMPEZA
Os procedimentos de limpeza a serem adotados deverão observar a prática da boa técnica e normas estabelecidas pela legislação vigente no que concerne ao controle de infecção hospitalar.
• habilitar os profissionais de limpeza para o uso de equipamentos específicos destinados à limpeza das áreas critica, semi-crítica e não crítica;
• identificar e/ou sinalizar corredores e áreas de grande circulação, durante o processo de limpeza, dividindo a área em local de livre trânsito e local impedido;
• não utilizar anéis, pulseiras e demais adornos durante o desempenho das atividades de trabalho;
• lavar as mãos antes e após cada procedimento, inclusive, quando realizados com a utilização de luvas;
• realizar a