Como definir a Literatura Infantil e qual sua implicação na aprendizagem da criança.
A Literatura Infantil compreende um gênero de leitura elaborado para crianças. Os contos que compõe esse tipo de obra são adequados à idade das crianças, tanto no que se refere ao seu contexto, quanto à linguagem utilizada e suas ilustrações.
As histórias trazem consigo certa dose de emoção, e são encantadoras e contém informações muito importantes para o aprendizado das crianças. Os personagens das histórias assumem representações das características humanas e os temas e os temas se identificam de certa forma com a nossa realidade; a morte, dor, maldade, bondade, medo e amor.
A Literatura Infantil deve ser utilizada como um instrumento didático, pois o professor pode aproveitar as histórias para trabalhar vários temas, em diversas disciplinas.
Através da Literatura Infantil a criança é estimulada a pensar, criar e interpretar.Ela também começa a apreciar a leitura.
As crianças podem interiorizar as boas “lições” que são extraídas das histórias, especialmente das fábulas. Isto contribui para o crescimento do bom caráter das mesmas.
O professor pode aproveitar a imensa variedade, no que se refere às formas de se trabalhar, para apresentar as histórias para as crianças. Estas histórias poderão lhe auxiliar na transmissão de um conteúdo enfadonho, que necessite ser iniciado com algo interessante que desperte a atenção das crianças e lhes proporcione uma aula proveitosa.
A atividade de contar histórias para a classe também ajuda no sentido da relação dos alunos uns com os outros e dos alunos para com o professor, pois é um momento mais descontraído.