Projeto multidisciplinar ii
Tema: Atividades Lúdicas (BRINCAR É COISA SÉRIA)
Este trabalho tem por finalidade discutir as contribuições que a brincadeira pode oferecer à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Para tanto, primeiramente é feita uma discussão sobre a utilização das definições dos termos brinquedo, brincadeira e jogo.
As crianças dessa faixa etária são curiosas, portanto o projeto visa os interesses despertados por elas, nas brincadeiras do dia-dia estimular o aprendizado. A brincadeira é vista na literatura como um recurso que pode estimular o desenvolvimento infantil e proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar. O que se pode concluir é que, utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. Entretanto, o meio escolar encontra dificuldades que impedem a utilização do recurso da brincadeira como um facilitador para a aprendizagem.
Os procedimentos de coleta das informações envolveram situação de recreação livre nas instituições. Os principais resultados indicam que a estrutura da instituição educativa influencia no comportamento de seus educando.
Esses resultados demonstram que é necessária uma dedicação entre o projeto pedagógico, as práticas do currículo formal, brincadeiras e jogos, transformando e aprimorando a qualidade nas instituições escolares.
Palavras-chave: Brincadeira, Aprendizagem, Desenvolvimento.
JUSTIFICATIVA
As escolha deste tema Atividades Lúdicas, sejam elas, o brinquedo, o jogo ou a brincadeira,vem pela necessidade de maiores informações pois proporcionam um maior interesse em crianças, adolescente e adultos. O ato de brincar faz parte da natureza do ser humano, favorecendo o desenvolvimento, fazendo com que aconteça uma interação entre o ser e o desejo de descobrir o que acha impossível. Na criança quase todas as atividades que envolvem a ludicidade, a leva a adivinhar e antecipar as