Consultoria
A área de recursos humanos passou por transformações a partir da implementação da consultoria interna. O consultor interno tem a função intervir nos processos, dar suporte para a implementação das mudanças, agindo como apoio estratégico para o gestor. O consultor, dentro dos perfis e papéis citados ao longo deste artigo, por possuir uma visão sistêmica e conhecimento amplo, deve ser o facilitador que irá auxiliar o gestor a implementar mudanças na busca de melhores resultados para a organização. A razão de existir a consultoria interna está em facilitar processos para que o gestor possa conciliar discurso e prática, buscando transformar potenciais em performance, viabilizando os resultados desejados na liderança de pessoas e grupos. Sendo muitas e variadas as funções exercidas pelo consultor interno, trata-se de um profissional altamente qualificado, preparado para assumir desafios, sempre alinhado com a visão, missão e valores da empresa em que atua. Suas atividades são estratégicas no sentido de levar os gestores a implementar as mudanças sugeridas, tendo sempre como foco o resultado a ser alcançado.
Em atendimento ao objetivo geral destacado nesse artigo conclui-se que foi possível identificar a contribuição da Consultoria Interna de Recursos Humanos para as organizações. O material pesquisado aponta que existem ganhos em se instituir essa forma de atuação ao fornecer apoio efetivo ao gerente ou à organização.
O presente artigo encerra apontando o importante papel da consultoria interna de recursos humanos, citando que se apoiado em sua função, o consultor poderá desenvolver estratégias, atuando de maneira alinhada aos gestores e contribuindo como facilitador no processo de tomada de