Folder saude coletiva
* DE 1889 ATÉ 1930
A falta de um modelo sanitário para o país, deixavam as cidades brasileiras a mercê das epidemias. Rio de Janeiro apresentava um quadro sanitário caótico caracterizado pela presença de diversas doenças graves como, a varíola, a malária, a febre amarela, e posteriormente a peste.
Rodrigues Alves, então presidente do Brasil, nomeou Oswaldo Cruz, como
Diretor do Departamento Federal de Saúde Pública. * 1937- foi promulgada nova constituição que reforça o centralismo e a autoridade presidencial ( ditadura). * 1939 - regulamentam-se a justiça do trabalho. * 1943 - é homologada a consolidação das leis trabalhistas ( CLT). * IAPS: Instituto de Aposentadoria e Pensão. * Em 1960 - foi declarada a lei 3.807 denominada lei orgânica da previdência social, que veio a estabelecer a unificação do regime da CLT . Onde todos os trabalhadores rurais tiveram direito a saúde, ou seja, a aposentadoria.
Decreto Lei 200 (1967), o Ministério da Saúde tem responsabilidade pelas atividades medicas ambulatoriais e ações preventivas em geral. * 1970 - criaram-se a SUCAM (Superintendência de Campanhas da Saúde Publica), responsável pela erradicação e controle de endemias e a campanha de erradicação da malária. * 1985- A Previdência Social era apontada como falida. Diziam, até, os céticos, os inadvertidos, ou os que se movem por interesses pessoais e sulbaternos, que era inviável.
O QUE É O SUS?
O SUS (Sistema Único de Saúde) é o modelo adotado pelo Brasil para consecução de ações e serviços visando à promoção, proteção e recuperação da saúde. Foi criado pela Constituição Federal de 1988.
Os dados abaixo revelam o tamanho da importância e da atuação do sistema público de saúde brasileiro e foram retirados do site oficial do Governo Federal: * Número de beneficiados: 190 milhões de pessoas; * Pessoas que dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços