todos
CURSO: NUTRIÇÃO 2 PERIODO
PROFº BERFOT
CIRCULAÇÕES ESPECIAIS.
Circulação cerebral
Artérias
O encéfalo é irrigado pelas duas artérias carótidas interna e pelas duas artérias vertebrais (que é o primeiro ramo das artérias subclávias). Dois terços do fluxo cerebral derivam do sistema carotídeo e o restante do vertebral.A A. carótida interna, originada da A. carótida comum a nível da base da mandíbula, não tem ramos no pescoço. Logo após penetrar no crânio (pelo foramen lacerum) corre no interior do seio cavernoso. Dirige-se para frente, mas logo se curva acentuadamente para trás.
Este segmento recurvado, de convexidade para frente, chama-se sifão carotídeo. Ainda no seio cavernoso dá a A. oftálmica, que penetra na cavidade orbitária junto com o nervo óptico, para suprir o globo ocular e músculos extraoculares. Perfura a dura-máter lateralmente à sela turca. Uma vez no interior da cavidade craniana, A. carótida interna dá um ramo em ângulo reto, a A. cerebral anterior, e se continua diretamente, sem mudar de direção, na A. cerebral média. Por sua vez, as duas Aa. vertebrais convergem na transição bulbo-pontina formando a A. basilar, que na borda superior da ponte bifurca-se nas duas Aa. cerebrais posteriores.
Os dois sistemas vasculares, carotídeo e vertebral, são integrados pelo círculo de Willis, um heptágono formado pelas seguintes artérias:
a) A. comunicante anterior, cujo comprimento é 1 a 2 mm., e que anastomosa as duas Aa. cerebrais anteriores na linha média.
b) o segmento inicial das duas Aa. cerebrais anteriores entre a origem na A. carótida interna e a A. comunicante anterior.
c) duas Aa. comunicantes posteriores, que são geralmente vasos finos que vão das Aa. carótidas internas às Aa. cerebrais posteriores. São responsáveis pela comunicação entre os sistemas carotídeo e vertebral.
d) pelo segmento inicial das duas Aa. cerebrais posteriores, entre a bifurcação da A. basilar e a junção com a A.