Propriedades Exclusivas da Matéria
Não obstante, para que seja possível compreender os mecanismos regentes das propriedades relativas à matéria, antes, precisa-se ter consciência plena do significado e abrangência do conceito estabelecido à matéria.
Matéria engloba tudo ocupante de lugar no espaço, isto é, tudo que conta com volume e massa. Todo objeto provém de um corpo, este, por sua vez é oriundo da matéria de forma que:
Mesa de madeira é o objeto;
Tronco de madeira é o corpo;
E, madeira, é a matéria.
Assim, conclui-se que, ainda que o objeto seja assim denominado, ele é formado através da matéria.
O universo é, basicamente, constituído por matéria. A matéria é responsável pela composição da imensa maioria de coisas, objetos, e, até mesmo, pessoas que nos cercam. É formadora das estrelas, do nosso corpo, da bola, da borracha.
Agora que possuímos noções do que é matéria, podemos ingressar em suas propriedades…
1°: Impenetrabilidade – É a propriedade que afirma a impossibilidade da ocupação de um mesmo lugar no espaço por dois corpos. “Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.” Quando adentramos numa banheira com água, o nível da água sobe. Isto ocorre devido a: O espaço relativo à água, já estava ocupado pela mesma, e, como não é possível que dois corpos ocupem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, o nível sobe;
2°: Divisibilidade – É a propriedade responsável por afirmar que, a matéria pode ser dividida, em partes menores, até certo ponto, sem que haja alteração em suas propriedades. Exemplificando: Pegássemos uma torta de chocolate (objeto), feita a partir de um pedaço de chocolate (corpo), que, por sua vez, foi produzido,