propriedades dos materiais
ana camila gomes de araújo batista
Propriedades mecânica dos materiais
porto velho
2015
ANA CAMILA GOMES DE ARAÚJO BATISTA
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Materiais Elétricos, como parte da avaliação referente ao 1° semestre de 2015.
Profesor(a): Elson Borges da Silva Filho
porto velho
2015
Propriedades Mecânica dos Materiais
As propriedades mecânicas compreendem a resposta dos materiais às influências mecânicas externas, manifestadas pela capacidade de desenvolverem deformações reversíveis e irreversíveis, e resistirem à fratura. Essas características dos são geralmente avaliadas por meio de ensaios, que indicam dependências tensão-deformação, que todavia são insuficientes para descrever os materiais poliméricos, também a nível molecular. Assim, as características dos polímeros, que se refletem nas suas propriedades mecânicas, podem ser quantificadas através de métodos cujo empirismo é contrabalançando pelo rigor das condições, estabelecidas nas normas técnicas. As propriedades mecânicas mais importantes decorrem de processos onde há grandes relaxações moleculares, como relaxação sob tensão, escoamento sob peso constante e histerese. Essas relaxações dependem muito da temperatura, da capacidade de desenvolver deformações reversíveis pronunciadas, que são maiores em elastômeros, bem como da íntima correlação entre processos mecânicos e químicos, os quais se influenciam mutuamente de modo substancia.
As propriedades dos materiais são classificadas basicamente em propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, magnéticas e ópticas, podendo haver propriedades que envolvam duas ou mais áreas tais como: propriedades termoelétricas, eletro-ópticas, etc. tais propriedades geralmente estão relacionadas a efeitos conjugadosl. O estudo experimental das propriedades mecânicas dos materiais sólidos, e feito utilizando-se