propriedade dos materiais
Deformação na qual tensão e deformação é proporcional é chamada deformação elástica; um gráfico de tensão (ordenada) versus deformação (abcissa) resulta numa correlação linear. A inclinação deste segmento linear corresponde ao módulo de elasticidade E. Este módulo pode ser pensado como a rigidez ou uma resistência do material à deformação elástica. Quanto maior o módulo, tanto mais rígido é o material, ou menor é a deformação elástica que resulta da aplicação de uma dada tensão. O módulo é um importante parâmetro de projeto usado para calcular flexões elásticas. Deformação elástica é não permanente, o que significa que quando a carga aplicada for aliviada, a peça se retorna à sua forma original.
Resiliência:
Resiliência é a capacidade de um material absorver energia quando ele é deformado elasticamente e então, no descarregamento, ter recuperada esta energia.
Tenacidade:
Tenacidade é um termo mecânico que é usado em vários contextos; falando de uma maneira liberal, é uma medida da capacidade de um material para absorver energia até a fratura. Geometria de amostra bem como a maneira de aplicação da carga é importante nas determinações de tenacidade. Para condições de carregamento dinâmico (alta taxa de deformação) e quando um entalhe (ou ponto de concentração de tensão) estiver presente, tenacidade de entalhe é acessada pelo uso de um teste de impacto. Tenacidade pode ser determinada a partir dos resultados de um teste de tensão de tração-deformação, Para uma matéria ser tenaz, ele deve exibir tanto resistência mecânica quanto ductilidade; e às vezes, materiais dúcteis são mais tenazes do que outros materiais frágeis.
Ensaio de flexão:
O ensaio de flexão foi adotado com o objetivo de ser utilizado em materiais frágeis para determinar a tensão e flecha de ruptura, e também permitir avaliar outras propriedades mecânicas, como o módulo de elasticidade à flexão.
Dureza dos materiais:
É uma medida da resistência de um material a uma deformação