Propriedades dos Compostos Covalentes ou Moleculares e Metálicos
Estados Físicos: Os compostos covalentes podem ser encontrados nos três estados físicos à temperatura ambiente. Porém, em razão de suas moléculas se atraírem menos intensamente, os compostos covalentes são, em geral, gases ou líquidos.
Tenacidade (resistência): baixa tenacidade, sendo sólidos quebradiços.
Polaridade: existem compostos covalentes tanto polares como apolares. O que irá determinar sua polaridade será a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos na ligação covalente. Se houver diferença de eletronegatividade, significa que o composto será polar;
Pontos de fusão e ebulição: pelo fato de apresentarem baixa atração entre suas moléculas, a energia necessária para separá-las e fazê-las mudar de estado de agregação é pequena, por isso seus pontos de ebulição e de fusão são inferiores aos das substâncias iônicas.
Condutividade Elétrica: na sua forma pura, a maioria das substâncias covalentes não conduz corrente elétrica, isto é, comporta-se como isolante.
Solubilidade: a solubilidade desses compostos em água e em outros solventes, como o álcool e o querosene, é bastante variada. Isso se dá porque, conforme já dito, existem compostos moleculares polares e apolares. De modo que os polares se dissolvem em compostos também polares e os apolares se dissolvem em substâncias apolares
Propriedades dos Compostos Metálicos
Sólidos nas condições ambientes.
São bons condutores de calor e eletricidade.
São dúcteis e maleáveis.
Apresentam brilho metálico característico.
Possuem altos Pontos de Fusão e Ebulição.
São resistentes à tração e densos.
Quanto ao aspecto físico dos metais, o que se pode dizer é que, em geral, possuem um aspecto metálico (cinza brilhante). Os que fogem a esta regra são o ouro (Au) e o cobre (Cu), que apresentam cor dourada e avermelhada, respectivamente.