web,e-commerce
Surgiu em 2004,criado pela empresa americana “O’Reilly Media”, seu termo de web 2.0 é usado para designar um conjunto de ferramentas que inovaria o mundo da informática.
Foi uma versão mais atualizada da web 1.0, onde deve fornecer experiência de conteúdo para o usuário. Este conteúdo deve ser dinâmico e aberto à participação dele, no mínimo. Deve fugir de blocos de textos e proporcionar opções de alcance daquilo que o usuário deseja.
A ideia é não deixar a informação limitada ao computador, expandindo-a para a internet e a compartilhando milhões de usuários web. Porém, para ter esse privilégio é necessário fazer um cadastro nos serviços de ferramentas de Web 2.0, onde você cria um nome de usuário e senha para acessar e publicar seu conteúdo.
O objetivo das ferramentas Web 2.0 é tornar pública as informações pessoais e também levá-las a grupos e comunidades. De olhos neste novo nicho de mercado, muitas empresas adotaram o sistema para divulgar sua marca, apresentar novidades, fazer promoções e, até mesmo, solucionar problemas de seus clientes.
Um exemplo de como o visual não está diretamente ligado a este novo conceito é a Wikipédia, que possui uma estrutura visual básica, investindo pesado mesmo no conteúdo. O Orkut é outro caso de simplicidade no visual, mas eficiência em seus recursos. Simplicidade esta que não deve ser confundida com precariedade, pelo contrário.
Sites Web 2.0 www.igoogle.com www.msn.com.br www.orkut.com
WEB 3.0
A Web 3.0 é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".
Seu foco é direcionado para o uso de programas em 3D na internet.
Sites Web 3.0 http://pt.akinator.com/ (gênio da internet)