Sistemas de e-commerce
Adriana de Almeida1, Daniel Silva¹, Evanildo Boaventura1, Ielder Santos1, Pablo Matos1, Rafael Barbosa1, Vagner Dias1
1Alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Brasil – 8º Semestre
{adrianalavigne,dsymair,magnífico_show, ielder_santos, pablofmatos, raphanews, vaguineis}@yahoo.com.br
Resumo. Este artigo descreve um sistema de informação que está mudando a forma de concorrer, a velocidade de atuação e a natureza da liderança das empresas, o sistema de e-commerce.
1. Introdução
A Internet começou como uma rede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para ligar cientistas e professores de universidades ao redor do mundo. Ela é atualmente uma rede global, de total integração, de centenas de milhares de outras redes locais, regionais e nacionais. Permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Essa gigantesca rede de redes se tornou o principal catalizador para o comércio e negócios eletrônicos.
Os principais recursos da Internet incluem e-mail, Usenet, Bate-papo, Listservs, Telnet, File Transfer Protocol (FTP), World Wide Web (WWW), dentre outros.
A WWW é um sistema e conjunto de padrões para armazenar e acessar informações em um ambiente de rede, incluindo textos, imagens e vídeos, usando hipertexto e hipermídia. Cada site Web tem um único endereço indicado por sua URL.
A Internet e a Web tem ajudado as organizações e as pessoas a solucionar problemas reduzindo os custos das comunicações, tornando mais fácil para as empresas coordenar as atividades organizacionais e se comunicar com os empregados. A Internet facilita o comércio eletrônico, criando novas oportunidades para suporte ao marketing, às vendas e aos clientes.
Este artigo apresenta o conceito de comércio eletrônico, suas vantagens e limitações, os diversos tipos e quais tecnologias podem ser aplicadas