Propriedades do cobre
Massa atômica: 63,546
Estado da matéria: sólido
Temperatura de fusão (°C): 1.083
Configuração eletrônica: [Ar] 3d10 4s1
Electrons por nível de energia: 2, 8, 18, 1 As propriedades do cobre tornam este metal altamente dúctil e condutor para ambos os atributos, seja térmico ou elétrico. Também é maleável e macio, mantendo ao mesmo tempo uma coloração alaranjada e brilhante e devido a sua popularidade utiliza-se seu nome para denominar uma cor. As utilizações comuns para este metal incluem, principalmente, a sua adição em ligas de materiais de construção e também são muito utilizados para a confecção de fiação elétrica.
Uma das propriedades físicas que prevalecem no cobre é o fato de que ele se encaixa com a prata e o ouro para compor o grupo 11 da tabela periódica dos elementos. Cada um destes elementos formam ligações metálicas que apresentam um único elétron orbitando na última camada sobre o núcleo. Isto faz com que o grupo 11 de metais, sejam todos maleáveis e condutores.
Condutividade elétrica: A estrutura eletrônica torna comparáveis o cobre, prata e o ouro, semelhantes em muitos aspectos: os três têm alta condutividade térmica e elétrica, e os três são maleáveis. Entre os metais puros na temperatura ambiente , o cobre tem a segunda maior condutividade elétrica e térmica , depois da prata. Isto é devido à praticamente todos os elétrons na camada de valência (um por átomo) tomarem parte na condução. O resultado são elétrons livres no montante de cobre para uma densidade de carga enorme
Condutividade térmica: Esta propriedade é semelhante à condutividade elétrica. Ligas de cobre podem ser utilizadas para esta propriedade, onde a boa resistência à corrosão compensa a perda de condutividade com o aumento da liga.