Materias Metalicos
›› Propriedades básicas do Cobre
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atômica 63,6u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido. Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.
›› Propriedades físicas
O cobre ocupa a mesma família na tabela periódica que a prata e o ouro. Em termos de estrutura eletrônica, o cobre tem um elétron, que faz ligações metálicas. O cobre tem um tom avermelhado, alaranjado ou cor acastanhada devido a uma fina camada de manchas (incluindo óxidos).
›› Propriedades elétricas
O cobre tem alta condutividade térmica e elétrica e é maleável.
›› Propriedades químicas
O cobre forma uma rica variedade de compostos com estados de oxidação de +1 e +2. Ele não reage com água, mas reage lentamente com o oxigênio atmosférico, formando uma camada marrom escura de oxido de cobre. Uma camada verde de carbonato de cobre, chamado azinhavre , muitas vezes pode ser visto em construções antigas de cobre, como a Estátua da Liberdade, a maior estátua de cobre do mundo.
- Durabilidade É um material com vida útil longa por sua extraordinária resistência à corrosão, inclusive às atmosferas agressivas das grandes concentrações urbanas. É durável, e em condições normais de uso, pode durar por mais de cem anos;
- Versatilidade Pela sua versatilidade de desenho, combina e se adapta às varias soluções e desafios pela arquitetura e engenharia civil, dando forma e condições para atender ao bom desempenho técnico das coberturas, dos revestimentos nos sistemas de vedos e pormenores decorativos. Detalhes extremamente complexos podem ser executados em cobre devido a sua ductilidade, podendo inclusive ser trabalhado em baixas