Fundiçao
O que é fundição?
Fundição consiste basicamente de um conjunto de trabalhos que possibilita modificar a matéria prima (ligas metálicas) por meio de fusão e consequente liquefação e escoamento -- ou vazamento -- para o molde em qual deseja-se trabalhar, e um posterior procedimento de resfriamento, que pode ser rápido ou demorado, de acordo com as propriedades mecânicas necessárias para a formação da peça.
Processo de fundição por molde metálico
Pode ser definido como um processo de vazamento de uma liga metálica líquida no interior de um molde metálico, genericamente conhecidos como coquilha ou lingoteira. O processo por molde metálico também e conhecido como molde permanente devido ao alto período em que o molde pode ser utilizado em condições adequadas.
A aplicação mais conhecida dos moldes metálicos é a confecção de lingotes. Os moldes nesse caso são chamados de lingoteiras.
No lingotamento o material é resfriado e transformado em lingotes, blocos, placas entre outros. O aço pode ser vazado em lingoteiras de duas formas: 1. direto, o aço é vazado direto na lingoteira 2. indireto, o aço é vazado num conduto penetrando na lingoteira pela sua base
Escoamento indireto
Escoamento direto
A fundição em moldes permanentes requer um controle da temperatura do material fundido, evitando a colônia de segregação. O tempo de resfriamento do material dentro do molde é dividido em tempo padrão e tempo alternativo, os quais, se seguidos, evitam o aparecimento de trincas no material fundido.
Fundição em molde metálico
Fundição sob pressão
O processo de fundição sob pressão consiste em forçar, por pressão, o metal líquido a penetrar na cavidade do molde chamado matriz. Este é metálico, portanto de natureza permanente e assim pode ser usadas inúmeras vezes. Devido à pressão e a alta velocidade de enchimento da cavidade do molde , o processo possibilita a fabricação de peças de formas bastante complexa e de paredes