MATERIAIS PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEL
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMEMTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
SELEÇÃO DE MATERIAIS
MATERIAIS PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEL
1. INTRODUÇÃO
O sistema de combustível automotivo é definido como um conjunto de componentes que servem para armazenar o combustível que será fornecido para o motor na sua proporção correta, não permitir vazamentos em qualquer condição de operação, permitir o fácil reabastecimento pelo usuário e indicar a quantidade de combustível existente no reservatório do tanque de combustível. E ao mesmo tempo o sistema deve atender os requisitos físicos e mecânicos que assegurem a máxima segurança do usuário. Tradicionalmente, os tanques de combustível usados em automóveis eram feitos somente de chapas de aço.
O principal fator que justificou a utilização de materiais plásticos na fabricação de tanques de combustíveis foi a redução de peso. O primeiro tanque de plástico produzido em escala industrial através do processo de sopro moldado, em 1976 pela Volkswagen, apresentou uma redução de peso da ordem de 30 a 40% em relação ao tanque metálico. O plástico também confere ao tanque de combustível uma maior resistência ao desgaste químico (resistência à corrosão).
Desde então, a substituição da utilização de tanques de combustível metálicos pelos plásticos ocorreu gradativamente nas montadoras, tendo seu auge nos anos 90 com a implementação de soluções mais eficientes na conformação de plásticos para a aplicação em tanques de combustível. No entanto, devido ao aumento da complexidade dos projetos de automóveis e as leis de emissões de hidrocarbonetos no ambiente, os projetistas se viram forçados a criar inovações nos projetos de tanques de combustível em material plástico.
Embora a utilização de tanques plásticos tenha obtido um grande salto nas últimas décadas, a partir de 2004 apresentou ligeiras quedas de participação de mercado devido às novas