Classificação dos materiais
Classificação dos materiais
Os materiais sólidos foram agrupados convenientemente de acordo com três classificações básicas :
Metais: Os metais são condutores de eletricidade e calor extremamente bons, e não são transparentes a luz visível. São muito resistentes, ao mesmo tempo que são deformáveis, o que é responsável pelo seu amplo uso em aplicações estruturais.
Os matérias metálicos consistem normalmente em combinações de elementos metálicos. Eles possuem um grande número de elétrons não-localizados.
Muitas das propriedades dos metais são atribuídas diretamente a esses elétrons.
Cerâmicas: São compostos formados entre elementos metálicos e elementos não-metálicos. Esses matérias são isolantes à passagem de eletricidade e calor, e são mais resistentes a altas temperaturas e a ambientes severos do que metais e os polímeros.
As cerâmicas são duras, porem são muito frágeis e quebradiças. Na maioria das vezes elas são compostas por óxidos, nitretos e carbetos.
Os matérias que se enquadra nessa classificação inclui as cerâmicas compostas por minerais argilosos, o cimento e o vidro.
Polímeros: São compostos orgânicos que tem sua química baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elementos não-metálicos, possuem estruturas moleculares muito grandes. Os polímeros incluem os matérias comuns de plástico e borracha, esses matérias possuem baixas densidades e podem ser extremamente flexíveis.
Compósitos: Um compósito é projetado para exibir uma combinação das melhores características de cada um dos seus materiais componentes. Muitos dos desenvolvimentos recentes na área de materiais tem envolvido materiais compósitos. Eles consistem em mais de um tipo de material, a fibra de vidro é um exemplo familiar, onde fibras de vidro de vidro são incorporadas no interior de um material polimérico.
A maioria desses materiais se enquadra dentro de um ou de outro grupo distinto, embora existam alguns matérias intermediários.