gestão empresarial
Existem estilos diferentes de liderança e uma das principais verdades que temos a esse respeito é que não existem estilos melhores ou piores. O que existem são situações especiais que necessitam de profissionais especiais para gerenciá-las
Liderar é uma mistura de técnica e arte
Liderar é uma mistura de técnica e arte. É conseguir envolver um grupo no sentido da realização de algo. Para isso, é necessário que exista identificação entre esses objetivos, estilos de vida, pontos de vista, enfim, o líder precisa ter alguma ligação com o grupo, para que possa gerenciá-lo com sucesso.
Um dos aspectos que mais se destaca num gerente de qualquer tipo de estabelecimento ou empresa é a sua capacidade de liderar. Existem estilos diferentes de liderança e uma das principais verdades que temos a esse respeito é que não existem estilos melhores ou piores. O que existem são situações especiais que necessitam de pessoas especiais para gerenciá-las.
Sendo assim, é fato afirmar que não existe um tipo de estilo melhor que outro. Somos todos seres humanos e, com certeza, complexos em nossas qualidades e limitações. É importante conhecê-las para sabermos melhor como agir em determinadas situações, a fim fazer um ótimo trabalho de liderança.
Tipos de líderes
Aquele que Toma e Controla
São pessoas de ampla capacidade de realização. São indicadas para tarefas inovadoras, que careçam de grandes doses de energia. São realizadores por excelência e gostam do novo e do desafio. Têm dificuldades no trabalho de grupo, já que as metas são normalmente mais importantes que o desenvolvimento das pessoas. São pessoas dinâmicas, muitas vezes carismáticas, com grande condição de empreender batalhas árduas. Seu foco sempre será as metas e o grupo deve segui-lo destemidamente. O foco é sempre o objetivo. Ele, com certeza, vai conseguir. As dificuldades das pessoas talvez fiquem à margem da sua atenção, já os seus resultados não.