Inclusão Social de Portadores com Deficiencia
Este trabalho é destinado a compreender de forma mais simplificada os prós e os contras da desse projeto Inclusão Social nas escolas.
Em primeiro lugar: O que é Inclusão Social?
Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão de pessoas que não são bem aceitas na sociedade por fatores como deficiência, cor de pele, formação física, altura, classe social, etnia...
O objetivo através da Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.
Inclusivistas são adeptos e defensores do processo de inclusão social, que trabalham para mudar a sociedade, e a estrutura dos seus sistemas sociais comuns e atitudes em todos os aspectos, tais como educação, trabalho, saúde, lazer.
Em relação a inclusão de ´portadores de deficiência, uma das mais discutidas e falha no meu ponto de vista, tem como proposta a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, como é hoje garantida pela legislação educacional brasileira. Entretanto, a inclusão com garantia de direitos e qualidade de educação ainda é um sonho a ser alcançado,um caminho a ser construído,onde varias mudanças serão necessárias:estruturais, pedagógicas e sem duvidas capacitação de professores no que se diz respeito a lidar com situações corriqueiras do dia a dia de sala de aula.
Em meu ponto de vista, as instituições ensino públicas e particulares não estão equipadas e não mantem profissionais especializados para suporte, como existem em instituições de educação especial, uma vez que a criança portadora de necessidades especias muitas vezes não são capazes de acompanhar os demais alunos, havendo a necessidade de um acompanhamento mais direcionado a suas necessidades tanto psicológicas, como física.