1015
Na globalização das empresas hoje, as administrações de organizações, são praticantes das teorias de Taylor e fayol, quando nos falamos desses dos mitos do mundo organizacional da administração, sendo eles totalmente diferentes entre um do outro como suas idéias, visões e atitudes, eles hoje “TEYLOR E FAYOL” estão interligados por seus pensamentos para o aprimoramento de uma empresa, sendo ela micro ou multinacional. A empresa que permite espaço as proporções de Taylor e Fayol para um desenvolvimento de uma organização, percebera que ocorrera desavença quando o administrador implantar a doutrina apenas de um deles. Se nos analisarmos as maneiras que Taylor trabalha nos iremos ver uma empresa apenas há agregação de técnicas no organismo da empresa, se visarmos apenas Fayol se perceberá uma empresa com grande hierarquia de desenvolvimento lento, mas se colocarmos uma idéia visando tanto Fayol quanto Taylor, irá ver-se um desenvolvimento praticamente implacável para cada nível, tendo uma grande qualidade dentro de um determinado lugar, onde se e visado o desenvolvimento e crescimento de uma empresa.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
2. Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
3. Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve