hmmm
EXPERIÊNCIA 9 – ESTEQUIOMETRIA I
2º ANO J
SALVADOR/BA
2014
FRANCIELE DESIDÉRIO
GABRIEL MARTINS
JÚLIA NUNES
LILANE KELEN
MILENA ROCHA
RAFAEL BRITO
RELATÓRIO
Relatório apresentado a disciplina de química na sala de laboratório, para o 2º J do professor Eliomar, sobre o assunto relações estequiométricas fundamentais.
SALVADOR-BA
2014
1. INTRODUÇÃO
Nas reações químicas, é importante determinar a quantidade de produtos que podem ser obtidos a partir de uma certa quantidade de reagentes consumidos. Os cálculos que possibilitam prever essa quantidade são chamados de cálculos estequiométricos. Essas quantidades são expressas por massa, volume, quantidade de matéria (mol) ou número de moléculas. Os cálculos estequiométricos baseiam-se nos coeficientes da equação. É importante saber que, numa equação balanceada, os coeficientes nos dão a proporção em mols dos participantes da reação.
Por meio dos cálculos estequiométricos é possível fazer essas e outras relações específicas. Mas, antes de tudo, precisamos conhecer as proporções existentes entre os elementos que formam as diferentes substâncias. E essas proporções são dadas pelas fórmulas moleculares, percentuais e mínimas ou empíricas.
Além disso, a base dos coeficientes de qualquer reação são as leis ponderais:
Lei da conservação da massa– Num sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos;
Lei das proporções constantes– Toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição. Além disso, a lei volumétrica de Gay-Lussac também nos fornece uma importante informação: se a pressão e a temperatura não mudarem, os volumes dos gases participantes de uma reação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos.
2. OBJETIVO
O objetivo desse experimento foi além verificar a reação do sonrisal, comprimido antiácido em água, na água, calcular a quantidade liberada de