Propriedades do cobre
O cobre é um elemento metálico com o número atômico 29 e com a designação científica de Cu. É um mineral não ferroso e tem sido utilizados a milhares de anos pelas mais diversificadas culturas espalhadas pelo mundo. Este metal possui relação direta com a prata e o ouro, haja visto que, o cobre faz parte da liga destes dois metais. Atualmente a utilização do cobre é vista em muitos objetos de decoração, canalizações, cabos elétricos, utensílios diversos como bijuterias e peças de joalheria.
As propriedades do cobre tornam este metal altamente dúctil e condutor para ambos os atributos, seja térmico ou elétrico. Também é maleável e macio, mantendo ao mesmo tempo uma coloração alaranjada e brilhante e devido a sua popularidade utiliza-se seu nome para denominar uma cor. As utilizações comuns para este metal incluem, principalmente, a sua adição em ligas de materiais de construção e também são muito utilizados para a confecção de fiação elétrica.
As propriedades físicas do cobre são capazes de torná-los reativos com o ar, e mais notavelmente com o oxigênio. Isto cria uma fina camada de manchas sobre a porção visível do metal, dando ao cobre a sua coloração única. O cobre puro sem exposição ao ar mantém uma cor rosada. Eles fazem parte de uma pequena família metálica, com o césio e o ouro, pois não são coloridos. O cobre tem a tendência de refletir a luz, sem o espectro azul e violeta, fazendo-a cair no âmbito vermelho de cores.
Além seu estado sólido, o cobre pode também exibir-se em um estado líquido ou gasoso. As propriedades do cobre em seu estado liquefeito faz com que se apresente na cor verde, sem luz ambiente, enquanto a luz brilhante o torna rosa. Quando queimado em estado gasoso, o cobre emite uma fumaça negra, causada pela interação com o oxigênio.
Uma das propriedades físicas que prevalecem no cobre é o fato de que ele se encaixa com a prata e o ouro para compor o grupo 11 da tabela periódica dos elementos. Cada um destes