trabalhos
Propriedades :
As propriedades das ligas de combre são uma combinação entre o cobre e outro elemento metalico para que haja uma combinação e melhoramento das propriedades.
A combinação das propriedades de cobre tais como resistência, condutividade, resistência à corrosão, usinagem e ductilidade tornam o cobre material mais adequado para uma ampla gama de aplicações.
1. Condutividade elétrica: O cobre é o metal com melhor condutividade(61,7 S.m/mm2) usado na engenharia. Em ligas metalicas ele pode ser unido a metais como a prata para potencializar esse carater condutor. Um exemplo de aplicação dessa propriedade são os fios de eletricidade
2. Resistencia a corrosão: As ligas de cobre são resistentes à corrosão causada por água, vapor e também corrosão em ambiente rural, marinho e industrial. Um exemplo disso é o cobre. Um exemplo disso é o bronze (liga cobre-estanho), e é um dos maiores motivos para a utilização tão vasta dessa liga principalmente na industria.
3. Condutividade térmica: Se assemelha a condutividade elétrica, e quanto maior a liga menos condutora ela será
4. Ductilidade:O cobre é simultaneamente resistente e maleavel, com a formação das ligas uma das caracteristicas será potencializada.
Processo de obtenção:
Existem alguns processos de obtenção do cobre na sua forma metálica, mas, geralmente, o minério, depois de extraído, britado e moído, passa por um processo que permitirá, ao final, obter o cobre metálico. A calcosite ou calcosita (Cu2S), que tem em sua composição sulfetos (compostos de enxofre), sofre aquecimento na presença de oxigênio, etapa essa denominada ustulação, e libera o cobre na forma simples. Aqui, o enxofre, preso ao cobre, une-se ao gás oxigênio formando o gás dióxido de enxofre (SO2).
Posteriormente é submetido ao processo de ustulação onde é fundido e se constitui num produto líquido intermediário chamado matte, com 60% de cobre. Após passar por um conversor, é transformado em cobre blister, com 98,5% de