Propriedades do açaí
Rico em proteínas, fibras, lipídios, minerais e vitamina E. Possui elevado teor de antocianinas, recomendado ao controle do colesterol. Favorece a circulação do sangue e melhora as funções intestinais. A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100gr possui 250 calorias. Possui as seguintes vitaminas: C, B1 e B2; e também uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
Etimologia:
Açaí e “uaçaí” são oriundos do Tupi Yasa’i, “fruta que chora”.
Descrição:
Espécie monocotiledônea nativa da várzea da Região Amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (Estados: Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia, Acre e Tocantins); assim como Trinidad e Tobago e nas Bacias do Pacífico na Colômbia e no Equador.
O Estado do Amazonas e do Pará, juntos são responsáveis por 85% da produção mundial.
O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, sendo apreciado em várias regiões do Brasil e do mundo.
O açaizeiro é semelhante à palmeira –juçara da Mata- Atlântica, diferenciando-se por cada planta de Juçara possuir apenas um caule, mas os açaís crescem em touceiras de 4 a 8 estipes (troncos de palmeiras), cada um de 12m de altura e 14cm de diâmetro, ponto-médio, podendo chegar até 20m.
Informação Nutricional:
O açaí possui 60% de gorduras monoinsaturadas e 13% de poli-insaturadas, também presentes no abacate, essas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do “colesterol ruim” (LDL), melhoram o HDL (colesterol bom), contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como infarto e previnem, até mesmo obesidade, problemas de memória e fraqueza física. A antocianina (pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada), possui