atps de economia
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Curso: Ciências Contábeis
Período: 2º
Disciplina: Teorias da Administração Atividade: Relatório Professor (EAD): Renata M. G. Dalpiaz Tutor Presencial: Robson Caldas
Orlando Silva Monteiro RA: 416201
Andreza Barboza Brasil RA: 427227
Jean da Costa Silva RA: 413673
Paulo Henrique Freitas Matos RA: 430804
Jaquerlãnya Fernandes Sipaúba RA: 427912
Gycely Maciel Pereira da Cruz RA : 8174753161
Barra do Corda – MA
2/2013
Açaí
Uma das vantagens da produção de açaí em terras firmes é a facilidade do manejo, desde os tratos culturais até a colheita, pois o açaizeiro lança seus cachos a uma altura de aproximadamente 1,12 metros do nível do solo.O consumo de frutos do Açaí é estimado em torno de 180.000 toneladas ano, o que representa cerca de 95% da produção no Brasil.O extrativismo do Açaí, em grande escala, representa hoje para as populações ribeirinhas, uma das principais fontes de renda e subsistência.
As possibilidades de aumento da produção natural, com novos plantios, coincidem com uma demanda insatisfeita do mercado Nacional, cada vez mais estimulado pela mídia, que tem divulgado de forma considerável as propriedades nutricionais do suco de Açaí e seus derivados.Há também demanda não satisfeita para o mercado externo, tanto EUA como CEE.
O Açaí tem chance de se tornar cada vez mais uma espécie rentável. O beneficiamento dos seus produtos no próprio local de extração, permite agregar-lhe valor, utilizando mão de obra local e possibilita uma oferta mais estável e de qualidade, para um consumidor mais exigente.
Desta forma, a comercialização da polpa de Açaí, tende a conquistar novos mercados em outras regiões do País e do mundo.
Figura 1.Açaizeiro
Quanto se compra e se vende
Na região Norte e Nordeste o preço dos paneiros (bacias), de frutos