Uso de EPI
O EPI (Equipamento de proteção individual) pode ser definido como todo produto de uso individual do trabalhador, com a finalidade de protegê-lo e não colocar em risco sua saúde, esses equipamentos são utilizados por UPR (Unidade Produtora de Refeição) e em UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição).As empresas são encarregadas de fornecer todo equipamento necessário para proteção do colaborador. A NR-6 (Norma Regulamentadora) é quem informa a responsabilidade tanto do empregador quanto do empregado, referindo-se ao uso dos equipamentos. Podem ser utilizados alguns tipos de equipamentos, como os de proteção auditiva (abafadores de ruídos ou protetores auriculares), proteção respiratória (máscaras), proteção de mãos e braços (luvas e mangotes), proteção de pernas e pés (sapatos, botas e botinas). Equipamentos de proteção individual são essenciais para a proteção do trabalhador, assim tendo cuidado com a saúde e contra riscos de acidentes de trabalho, porém algumas unidades não seguem corretamente as normas impostas pela legislação. No presente trabalho foi analisado a presença de EPI’S e sua finalidade nas unidades, foi visto também se ambas seguem as normas apresentadas pela lei.
Palavras chaves: Equipamento de proteção individual, unidade de alimentação e nutrição, unidade de produção de refeição, legislação.
2. INTRODUÇÃO
Quais são os equipamentos de proteção individual (EPI) que existem na unidade de alimentação e nutrição de um hospital e na unidade de produção de refeição de um restaurante fast-food?
A literatura apresenta diversos estudos em relação aos problemas e acidentes que ocorrem na área de saúde do trabalhador, porém, na área de alimentação institucional, ou seja, nas unidades de alimentação e nutrição, há uma grande carência de estudos nesse sentido (ABREU E SPINELLI, 2007). A busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida de todos